domingo, 1 de maio de 2011

HISTORIA DO GRUPO

No dia 27 de novembro de 1983, foi fundado o grupo escoteiro Lauro Muller,  de âmbito local,  sem fins lucrativos, de caráter educacional, cultural, beneficente e filantrópico, que congregaria  todos quantos, praticassem o escotismo, seu efetivo girava em torno de 50 membros.
Neste mesmo dia o grupo decidiu as cores do lenço: campo verde escuro com duas listas brancas e uma amarela, e o nome de Grupo Escoteiro Lauro Muller.
Homenagem que fizeram a esse eminente brasileiro nascido em Itajaí, Santa Catarina, cujo nome  completo é Lauro Severiano Muller.
Um homem com expressão nacional que saiu de Itajaí em 1882, quando ingressou na escola militar onde cursou engenharia militar diplomando-se ainda como Bacharel em matemática e ciências físicas.
Foi um grande articulador, homem de uma visão enorme e ocupou vários cargos  políticos.
Fundamentado, pela promoção do movimento educacional, destinado aos jovens, com a colaboração de adultos e voluntários, sem vínculo político-partidário.
O grupo, tem como   principais objetivos:
I – Desenvolver o Escotismo, como movimento educacional para jovens, contribuindo para que assumissem seu próprio desenvolvimento, especialmente, o caráter, através dos propósitos concebidos pelo fundador do Movimento de Escoteiro – Lord BADEN POWEL;
II – Ajudar os jovens a realizar suas plenas potencialidades físicas, intelectuais, sociais, afetivas e espirituais;
III – Prestar serviços de co-assessoria às entidades públicas e privadas, em eventos cívicos, filantrópicos, em casos de calamidades públicas e outras comoções sociais;
IV – Participar de campanhas de ajuda à comunidade carente, assim como, campanhas de esclarecimento e conscientização pública.
V – Promover o exercício da cidadania, através da responsabilidade, participação e utilidade para suas comunidades;
Com suas colunas sólidas e com seu reconhecimento  de "Utilidade Pública"  Municipal desde  26 de junho de 1989 e  Estadual desde  13 de julho de 1998.
No início da formação, o grupo de escoteiros encontrou dificuldades imensas, para manter acesa a chama da crença do Movimento Escoteiro em Itajaí.
Através de treinamentos nas florestas, em acampamentos e, ainda, contemplando pássaros, árvores e rios, o grupo estimula os jovens para o reconhecimento da preservação da natureza e da crença em Deus. Independente de sua religiosidade.
Seus encontros eram realizados em um antigo galpão cedido pela diretoria da Rede Ferroviária Federal, que ficara sensibilizada pela dificuldade dos escoteiros, pois naquela época, o grupo funcionava no 1º andar da loja  Big-Star, cedida por seu proprietário, um Chefe do Grupo Escoteiro Lauro Muller.
Aos poucos, surgiram ao redor do local dos encontros,  campos de futebol, instalações de circos e até parques de diversões que chegavam à cidade. Fato que impedia o desenvolvimento completo do trabalho junto aos jovens.



Atentos aos problemas que o Grupo Escoteiro Lauro Muller vinha enfrentando, o Centro Social Urbano do bairro da Fazenda, abriu suas portas oferecendo uma sala provisória. Entretanto, no local cedido, funcionavam atividades sociais, como bailes e quermesses. Isso também tornou difícil o desenvolvimento dos trabalhos.
Em 1986, numa área que estava abandonada, nos fundos do Centro Social, pertencente a CODISC,  onde maus elementos que ali se refugiavam, foi cedida através  da boa vontade de muitos que acreditavam no Movimento Escoteiro.
Neste  espaço foi instalada a Aldeia Escoteira, onde até a presente data nos encontramos praticando nossos propósitos e ensinamentos escoteiros.
Onde também agimos ativamente na sociedade em campanhas sociais, cursos e adestramentos. Alem de fazer parte da comissão municipal de defesa civil.
No decorrer destes 23 anos, o grupo escoteiro Lauro Muller, através do projeto educativo da UEB, já formou homens e mulheres retos de caráter, limpos de pensamentos autênticos em sua forma de agir, leais e dignos de confiança.  
Capazes de encontrar seus próprios caminhos na sociedade e o principal, serem felizes.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário